“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quinta-feira, 19 de maio de 2011

AVALIAÇÕES

ASSUNTOS DAS AVALIAÇÕES

6º ANO
DIA: 31/05/2011

  • Substantivos:
- classificação
- formação
- gênero
- número

7º ANO
DIA: 31/05/2011

  • Estrutura e classificação dos verbos
  • Emprego dos PORQUÊS
  • Foco narrativo

8º ANO
DIA: 01/06/2011

  • Regência verbal
  • Vozes do verbo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ASSUNTOS VESTIBULINHO 1º SEMESTRE - 2011

DIAS: 09 e 10 DE JUNHO
TURMAS: 6º, 7º e 8º

ASSUNTOS:
6º ANO

  • Variações linguísticas
  • Linguagem formal e não formal
  • Fonologia I e II
  • Foco narrativo
  • Substantivos:
- Classificação, formação, gênero e número

7º ANO

  • Frase, oração e período
  • Tipos de sujeito e predicado
  • Concordância verbal
  • Predicação verbal
  • Os termos relacionados ao verbo (O.D., O.I., ADJUNTO ADVERBIAL)
  • A estrutura e classificação dos verbos
  • Foco narrativo
  • Uso dos PORQUÊS

8º ANO

  • Frase, oração e período
  • A coordenação e a subordinação
  • Função morfossintática
  • Regência verbal
  • Vozes do verbo
  • Crase

domingo, 15 de maio de 2011

DIA DAS MÃES - MENSAGEM

Obrigado, Senhor!


Senhor meu Deus,
Hoje vim te agradecer pela vida que me deste
Através dessa mulher formidável.
Mulher forte que não se dobra diante dos empecilhos,
Das dificuldades que a vida lhe traz.
Sofre como ninguém quando acontece algo comigo,
Mas nem sempre reconheço tanta luta,
Tanto sacrifício!
Tanto amor!
Sinto-me muitas vezes um fraco diante do imenso amor
Que traz em seu coração.
Como sou pequeno!
Como sou egoísta!
Não consigo compreender determinadas coisas
Porque só ela,
Minha mãe,
É quem realmente compreende.
Mas enfim, meu Deus,
Sinto-me orgulhoso por ter me trazido à vida
Através dessa grande mulher
Que chamo de MÃE!

MDSNMAYER

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ATIVIDADES - VERBOS

Pra Você Guardei O Amor

                                          Nando Reis

 

Pra você guardei o amor
Que nunca soube dar
O amor que tive e vi sem me deixar
Sentir sem conseguir provar
Sem entregar
E repartir
Pra você guardei o amor
Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar
Vem esquentar
E permitir
Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar
Guardei
Sem ter porque
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar
Achei
Vendo em você
E
explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar
(...)

Responda às questões a seguir:

  1. Retire do texto quatro formas verbais e informe em que tempo e modo se encontram.

  1. No primeiro verso do texto há um verbo transitivo direto. Transcreva-o.

  1. A que verbos pertencem as formas verbais TIVE e VI?

  1. Retire do texto três verbos de 2ª e 3ª conjugações.

  1. O verbo COLORIR, presente no 10º verso do texto, é classificado em:
a)      regular
b)      defectivo
c)      abundante
d)     anômalo

  1. Qual o radical e a vogal temática dos verbos abaixo?
a)      guardar
b)      conseguir
c)      acolher
d)     piscar
e)      bater
f)       queimar
g)      permitir

  1. A que conjugações pertencem os verbos citados na questão anterior?

  1. Transcreva do penúltimo verso dois verbos intransitivos.

7º ANO - ATIVIDADES - ESTRUTURA E CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS

ATIVIDADES

  1. Leia o texto:
Comeu
                  (Caetano Veloso)

Ela comeu  meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(...)

Responda.
a)      Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?

b)      Informe o tempo e o modo em que esses verbos se encontram.

c)      Separe os verbos de acordo com a conjugação.
1ª CONJUGAÇÃO        2ª CONJUGAÇÃO              3ª CONJUGAÇÃO
..............................           ...............................                ...............................
..............................           ...............................                ...............................
..............................           ...............................                ...............................
..............................           ...............................                ...............................

  1. Leia este poema:
Passarinho

Eu vi um passarinho
Entre a folhagem do meu jardim,
Pequeno e gorduchinho
Brincando entre as folhas de cetim.

Voa, voa, passarinho,
Numa alegria sem fim
Por entre as folhas de arminho
Brancas como jasmim.

                                             (Vera Beatriz)

a)      Transcreva do poema todas as formas verbais presentes.

b)      Qual o infinitivo dos verbos transcritos na alternativa anterior?

c)      A que forma nominal pertence o verbo “brincando”?

d)     Qual o radical dos verbos:
  • brincar:
  • voar:
  • partir:
  • passar:

  1. Leia este poema:

Naquele bairro afastado
onde em crianças vivias,
a remoer melodias
de uma ternura sem par...
passava todas as tardes
um realejo tristonho
passava como num sonho
um realejo a tocar.
Depois tu partiste
ficou triste
a rua deserta...
Na tarde fria
e calma
ouço ainda o realejo
a tocar.
                                  (Custódio Mesquita)

a)      Transcreva do texto os verbos que pertencem à 2ª conjugação.

b)      Qual o radical desses verbos?

c)      No texto há um verbo que pertence à 1ª conjugação. Qual é esse verbo?

d)     A que conjugação pertence a forma verbal “PARTISTE”?

e)      A que tempo e modo pertencem as formas verbais VIVIAS e PASSAVA?

f)       Qual o radical do verbo OUVIR?

  1. Classifique os verbos a seguir em REGULAR ou IRREGULAR.
a)      beber
b)      entender
c)      dar
d)     querer
e)      cantar
f)       caber
g)      trazer
h)      lavar
i)        partir

  1. Informe se os verbos a seguir são RIZOTÔNICOS ou ARRIZOTÔNICOS.
a)      vivia
b)      disse
c)      telefonei
d)     estive
e)      correria

sexta-feira, 6 de maio de 2011

6º ANO - ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS (CLASSIFICAÇÃO E FORMAÇÃO)

  1. Leia.
“As crianças corriam velozmente por aquela imensa floresta, onde o cantar dos pássaros e o rugir dos outros seres as tornavam temerosas”.
(...)

a)      Quais os substantivos presentes no texto lido acima?

b)      No texto há algumas palavras substantivadas. Quais são elas?

c)      Que característica é dada ao substantivo “floresta”?

d)     Como as crianças ficaram na floresta imensa?

e) A que classe gramatical pertence a palavra “temerosas”?.

  1. Leia.
“(...) O noivo viera só. Era um moço baixo, quieto, de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na Ilha dos Açores e possuíam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde cultivavam parreiras e hortaliças.”

a)      Transcreva do 1º período um substantivo comum.

b)      No 3º período há dois substantivos próprios. Quais são eles?

c)      As palavras GROSSOS, NEGROS e MANSOS estão caracterizando alguns substantivos. Informe quais são esses substantivos.

  1. Leia.
“Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel”

Transcreva do 4º verso um substantivo composto.

  1. Texto:
Ventania
(Cecília Meireles)

Aqui a ventania não dorme,
Com suas mãos crepitantes,
Seus guizos,
Seus adereços de campainha eólias.
Dia e noite vagueia pelos parques e pelas ruas,
A ventania
Sacode as alvas roupas que os lavadeiros estendem,
Inclina as flores,
Levantas folhas secas
Alise a poeira amarela
Açula gatos e cães (...)

a)      De que o autor fala no texto?

b)      Observe que no texto há algumas palavras em destaque. Pesquise o significado no dicionário de cada uma delas.

c)      Os termos “crepitantes, eólias e alvas” pertencem a qual classe de palavras? Assinale a alternativa correta.

(   ) substantivos
(   ) adjetivos
(   ) verbos

d)     Transcreva três palavras que indicam ação no texto.

e)      De qual substantivo a palavra VENTANIA é derivada?

  1. Leia.
Voo

Alheias e nossas
As palavras voam.
Bando de borboletas multicolores,
As palavras voam.
Bando azul de andorinhas,
Bando de gaivotas brancas,
As palavras voam.

(Cecília Meireles)

a)      Retire o substantivo coletivo presente na estrofe acima.

b)      Os substantivos “palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas” classificam-se em:
(   ) comum
(   ) próprio

c)      Quais os substantivos que estão sendo caracterizados pelas palavras “multicolores, azul e brancas”?

8º ANO - OLIMPÍADA DE LEITURA - TEMA: ADOLESCÊNCIA

Cainã

Ísis

Ana Lívia


Ana Lívia


Guilherme Zilson


Tássia

Laís Leal

Thaísa

A ansiedade...

Analisando!

8º ano

1º lugar - Ana Lívia



2º lugar - Ísis

3º lugar - Thaísa


PARABÉNS!

terça-feira, 3 de maio de 2011

6º ANO - FONOLOGIA - VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Verificação da Aprendizagem

Leia:

Eu, o livro

Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser usado mesmo por uma criança: basta abrir-me.
Nunca falho, não necessito de manual de instruções nem de técnicos que me consertem. Dispenso oficinas e ferramentas. Sou imune a vírus, embora figure no cardápio das traças. Se algo em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus vocábulos.
Através de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. Não é fantástico? Basta abrir-me e posso levá-las à Roma dos Césares ou à Índia dos brâmanes, aos estúdios de Hollywood ou ao Egito dos faraós, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos paradoxos dos buracos negros.
(...)
(Frei Betto)

  1. Responda às questões de acordo com o texto.
a)      Nesse texto, existe um personagem que se apresenta e descreve a si mesmo. Quem é esse personagem?
...........................................................................................................................

b) Como se sabe que ele está falando de si próprio?
............................................................................................................................................................................................................................................................................

c)      Quem é o autor do texto?
...........................................................................................................................

d) No primeiro parágrafo do texto o autor utiliza algumas palavras para caracterizar o personagem. Retire-as do 1º e 2º períodos.
...........................................................................................................................

e)      O texto é narrado em qual pessoa gramatical?
...........................................................................................................................

f)       Qual o tipo de narrador? Personagem ou observador?
...........................................................................................................................

  1. Leia o trecho a seguir e mude o foco narrativo de 1ª para 3ª pessoa. MUITA ATENÇÃO NA ESCRITA DAS PALAVRAS E ORGANIZAÇÃO DO PARÁGRAFO.

Sou feito de papiro, pergaminho, papel, plástico e, hoje, existo até como matéria virtual. Domino todos os ramos do conhecimento humano.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................

  1. Leia:
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios, 
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
a)      Informe quantas letras e quantos fonemas há nas palavras do texto:
LETRAS                     FONEMAS
                   * menino:       .................................            ..................................
                   * burrinho:     .................................      ..................................
                   * manso:        .................................      ..................................

b)      Classifique as palavras a seguir quanto ao número de sílabas:
·         conversar: .............................................
·         flores: ...................................................
·         aparecer: ..............................................
·         não: ......................................................

  1. Leia.

Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.

a)      Observe que na estrofe acima há algumas palavras em destaque. Classifique-as quanto à posição da sílaba tônica.
..................................................................................................................................
b)      Transcreva ainda da estrofe uma palavra polissílaba.
..................................................................................................................................
c)      Quais os dígrafos presentes nas palavras DESEQUILÍBRIO e FECHAR.
.................................................................................................................................

  1. Em:
Um pião se equilibra
na palma da mão,
no chão, na calçada,
e alado vai rodando
por cima dos telhados,
(...)
dá três cambalhotas,
se pendura
numa estrela cadente
e, sem graça,
volta para a palma da mão.
a)      Transcreva do 2º, 3º e 6º versos do poema acima três monossílabos tônicos.
..............................................................................................................................................
b)      Separe as sílabas das palavras PIÃO, EQUILIBRA, ALADO, PALMA.
.................................................................             ..........................................................
.................................................................        ..........................................................

  1. Leia o fragmento a seguir e classifique os ditongos das palavras em destaque em CRESCENTE ou DECRESCENTE.

Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol. (...)

  1. Encontre a vogal e a semivogal nas palavras destacadas no texto a seguir.
Eu1 queria ser a rosa
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
E, vivendo num jardim,
Ter besouros2, borboletas,
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
Cirandando ao pé de mim ! ...
Eu queria ser a praia3,
Ló-ló-ró-ló-ló-ló-ló.
Onde as ondas vão
4 brincar.

1.      .............................................. 2.      ..............................................
3.      ..............................................4.      ..............................................