quarta-feira, 9 de novembro de 2011

6º ANO - ATIVIDADES - SUBSTANTIVO/ADJETIVO/LOC. ADJETIVA/NUMERAL/ VERBO

1.       Leia.
O lobo e o burro

Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.
– Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou. – Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
Moral: Cuidado com os favores inesperados.

a)      Quais são as personagens da história?
_________________________________________________________________
b)      Que plano o burro inventou para se salvar do lobo? Por quê?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
c)       Quando o burro conseguiu o que queria, que fez ele com o lobo?
________________________________________________________________
d)      De quem é a fala “Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!” no texto?
_________________________________________________________________
e)      No texto, o narrador aparece ou não na história? Ele é narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________

2.       Na oração “Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido” há dois substantivos comuns. Retire-os.
________________________________________________________________
3.       Retire o adjetivo presente na oração “Fingiu que era aleijado” e a quem se refere no texto.
_______________________________________________________________
4.       Nas orações “O lobo se levantava todo dolorido” e “O burro galopava satisfeito” há dois adjetivos. Retire-os e informe a qual substantivo cada um deles está se referindo.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5.       Retire de ”Um burro estava comendo” uma locução verbal.
_______________________________________________________________

6.       Em “O burro imaginou um plano” há um verbo. Transcreva-o e informe a que conjugação pertence.
_______________________________________________________________
7.       Leia.
“Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali”.

a)      Quais são os verbos das orações?
_______________________________________________________________
b)      Em que tempo se encontram?
_______________________________________________________________

8.       Transcreva do primeiro parágrafo do texto dois verbos que estejam no gerúndio.
_______________________________________________________________
9.        Em que modo se encontra o verbo da oração “Se você não tirar”? Indicativo ou subjuntivo?
_______________________________________________________________


10.   Leia a tirinha a seguir:







a)      Transcreva dos quadrinhos alguns verbos que estão no pretérito imperfeito.
_______________________________________________________________
b)      Como ficariam esses verbos se forem colocados no futuro do presente?
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
c)       O que Jon quis dizer com “fazia o som de uma tuba”?
_______________________________________________________________
11.   Leia a tirinha.
a)      Na tirinha há alguns pronomes indefinidos. Transcreva apenas três deles.

______________________________________________________________
______________________________________________________________
b)      Quais são os pronomes possessivos que estão no 2º e 4º quadrinhos?
______________________________________________________________
c)       Que característica é dada ao substantivo cimento? E a que classe de palavras pertence?
______________________________________________________________

12.   Observe as orações e informe se elas pertencem a voz ativa, passiva ou reflexiva.
a)      Motoristas abordados em blitze  da Lei Seca no Rio de Janeiro não fazem o teste do  bafômetro.
_____________________________________________________________
b)      Pesquisa sobre hábitos etílicos é realizada pelo governo.
_____________________________________________________________
c)       Galo vence o Palmeiras.
_____________________________________________________________
d)      As crianças se sujam rapidamente.
_____________________________________________________________
e)      Pagamentos a ONG’S são suspensos pelo governo.
_____________________________________________________________

BOA SORTE!




7º ano- ATIVIDADES - Vocativo /Concordância nominal/ Aposto/ Complemento nominal/Adjunto adnominal

Se queremos progredir, não devemos repetir a história,
mas fazer uma história nova”.
Mahatma Gandhi


1.       Leia.

“Subi as escadas de um pequeno hotel na Nossa Senhora de Copacabana, quase esquina da Miguel Lemos. Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém”.

a)      Qual é o sujeito de “Subi as escadas de um pequeno hotel?
_________________________________________________________________
b)      Como o sujeito da oração da alternativa anterior pode ser classificado?
_________________________________________________________________
c)       Em “Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém” há um adjunto adnominal. Retire-o.
_________________________________________________________________

2.       Leia.


Um urso passava o tempo contando como gostava dos homens.
– Não vou lá perturbar nem estraçalhar os homens quando eles morrem – disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso:
– Eu ia ficar mais convencida de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos!

a)      Quais são os personagens do texto?
_________________________________________________________________
b)      Que tipo de narrador aparece no texto? Narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________
c)       Qual é o complemento nominal do termo “Eu ia ficar mais convencido de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos”?

3.       Transforme os verbos em substantivos e os complementos verbais em nominais, com o uso do artigo definido.
a)      Caçar os animais – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
b)      Hastear a bandeira –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
c)       Escrever o texto –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
d)      Ler o livro –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
e)      Condenar o réu –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

4.       Faça a concordância nominal utilizando as palavras entre parênteses.
a)      A secretária enviou diversas fotos ............................. ao documento. (anexo)
b)      Joana recebeu um presente e disse ...................................... (obrigado)
c)       Na entrada do zoológico dizia: “É ............................. a entrada de pessoas estranhas”. (proibido)
d)      É ..................................... entrada de crianças no parque de diversões. (permitido)

5.       Reescreva o período abaixo. Corrija-o, SE necessário, quanto à concordância.
“É necessário a união entre os povos das diversas nações.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

6.       Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
Vão ..... à documentação os processos solicitados.
Ela estava ....... tranquila com o resultado do ENEM.
Os rapazes estão ...... com as obrigações eleitorais.

a)      anexas – meia – quite
b)      anexo – meio – quites
c)       anexos – meio – quites
d)      anexas – meio – quites

7.       Elas ..... resolveram os problemas que foram causados .... rapazes que enviaram .... à carta, o material explosivo.

a)      mesmas – mesmos – anexo
b)      mesmas – mesmo – anexo
c)       mesmos – mesmas – anexas
d)      mesma – mesmo – anexa

8.       Informe a função sintática dos pronomes em destaque nas orações a seguir:
a)      Os alunos enviaram-lhe um presente.
_____________________________________
b)      Ele me contou um fato importante.
_____________________________________
c)       Permitiram-me falar na reunião.
_____________________________________
d)      Vi-a ontem na praça.
_____________________________________

9.       Informe se os pronomes oblíquos são ÁTONOS ou TÔNICOS.
a)      Empreste-me o livro de Português.
_____________________________________
b)      Contei para ti histórias infantis.
_____________________________________
c)       O diretor quer falar comigo.
_____________________________________







10.   Leia a tirinha de Calvin.
a)      No 1º quadrinho o termo “Cérebro de minhoca” tem a função de:
(    ) aposto
(    ) vocativo
(    ) complemento nominal

b)      No segundo quadrinho o pronome “ELA” não foi usado de acordo com a norma padrão da língua. De acordo com o contexto, poderia ser substituído por qual dos pronomes a seguir?
(    ) atingi-la
(    ) atinge-a
(    ) atingi-las
(    ) atingi-lo

domingo, 6 de novembro de 2011

VIDA

A vida é como a água
Que se não for bem cuidada e transformada,
Corre o risco de se acabar.
Não somos eternos,
E sim seres sonhadores
Com a ilusão de que a vida aqui na terra
É perpétua.
Pobre ser humano!
A matéria nada mais é do que
Esse podre pedaço de carne
Envolvendo ossos e artérias
Que nos deixam de pé.
Somos seres mortais;
Somos seres fracos
Capazes de destruir e sermos destruídos
Por nós mesmos.
Da matéria vira pó
Nosso espírito é que
Nos mantém vivos e eternos,
Não eternizados em terra
Mas na vida em que nosso Criador
Nos dá e nos transporta.

MDSNMayer

7º ANO ATIVIDADES - CONCORDÂNCIA NOMINAL/ADJUNTO ADNOMINAL/ FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES OBLÍQUOS

1.       Leia.

As Palavras 
(Vanessa da Mata)

 As palavras saem quase sem querer
Rezam por nós dois
Tome conta do que vai dizer
Elas estão dentro dos meus olhos
Da minha boca, dos meus ombros.
Se quiser ouvir
É fácil perceber

Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem
E não ser meu mal
Reabilite o meu coração
(...)

a) Qual é o sujeito da oração “as palavras saem quase sem querer”?
_____________________________________________________________
b) Nos versos “Elas estão dentro dos meus olhos/Da minha boca, dos meus ombros” os pronomes em destaque têm a função sintática de:
(   ) pronome possessivo
(   ) adjunto adnominal
(   )pronome substantivo

c) Qual a função sintática do pronome “ME” presente na segunda estrofe do texto (2º e 3º versos)?
_____________________________________________________________

2.       Informe se os termos em destaque são complemento nominal ou adjunto adnominal.
a)      A compra do animal foi feita ilegalmente.
__________________________________________________
b)      A crítica do partido entrou em choque com seus integrantes.
__________________________________________________
c)       A notícia do acidente foi dada pelos principais sites.
__________________________________________________
d)      Os grevistas protestaram contra o aumento do governo.
__________________________________________________
e)      Minha filha tem loucura por rock.
__________________________________________________

3.             Leia.
Se me quer como amiga
Se não quer mais me ver
Você vai me esquecer
Você vai me fazer padecer
(Vanessa da Mata)

 Observe que o pronome oblíquo ME aparece algumas no fragmento lido. Assinale a alternativa que indique a sua função sintática.

a)      Adjunto adnominal
b)      Pronome oblíquo átono
c)       Objeto direto
d)      Objeto indireto

4.       Informe se os pronomes oblíquos são átonos ou tônicos.
a)      Contaram-me que te viram na praia.
_________________________________________________
b)      Maria viajará comigo no próximo sábado.
_________________________________________________
c)       Não me diga que você não vem à formatura.
_________________________________________________
d)      Disseram a ti do que aconteceu?
_________________________________________________

5.       Leia.
Espumas ao Vento (Fagner)

Sei que ai dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim
Feito espumas ao vento
Não é coisa de momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira
O amor deixa marcas que não dá pra apagar
Sei que errei tô aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão
Desejo pegando fogo
(...)

a)      Transcreva do fragmento acima dois pronomes oblíquos e informe se são átonos ou tônicos.
__________________________________________________
b)      Na oração “Um grande amor não se acaba assim” há dois adjuntos adnominais. Transcreva-os.
__________________________________________________
c)       As palavras cabeça, coração e desejo pertencem a qual classe gramatical?
__________________________________________________

6.       Informe se os termos em destaque a seguir são complementos nominais, adjuntos adnominais ou objetos indiretos.
a)      O aluno está apto à universidade.
__________________________________________________
b)      Alguns alunos foram acostumados ao estudo.
__________________________________________________
c)       O ser humano necessita de amor.
__________________________________________________
d)      A comunidade aguarda a implantação de placas sinalizadoras.
__________________________________________________
e)      As estradas da BR serão refeitas pelo governo.
__________________________________________________
  
7.         Leia.
“Homem é preso por
caça de animais silvestres na Paraíba

Qual o complemento nominal presente na oração acima?
__________________________________________________

8.       Leia as orações a seguir e complete com as palavras entre parênteses, fazendo a concordância adequada.
a)      A lista de convidados segue ............................ ao documento. (anexo)
b)      É ......................................... organização nos diários de classe. (necessário)
c)       A entrada é ......................................... somente aos funcionários. (permitido)
d)      Thiago e Gabriel acharam a prova ....................... difícil. (meio)
e)      Ela ....................... fará parte do conselho. (mesmo)

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...