“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

sábado, 30 de abril de 2011

7º ANO - VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Verificação da Aprendizagem

Leia:
Baleia

Graciliano Ramos 

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.
Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mal a pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de roscas, semelhante a uma cauda de cascavel.
Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca-trapo e fez tenção de carregá-la bem para a cachorra não sofrer muito.
Sinhá Vitória fechou-se na camarinha, rebocando os meninos assustados, que adivinhavam desgraça e não se cansavam de repetir a mesma pergunta:
- Vão bulir com a Baleia?
Tinham visto o chumbeiro e o polvarinho, os modos de Fabiano afligiam-nos, davam-lhes a suspeita de que Baleia corria perigo.
Ela era como uma pessoa da família: brincavam juntos os três, para bem dizer não se diferençavam, rebolavam na areia do rio e no estrume fofo que ia subindo, ameaçava cobrir o chiqueiro das cabras.
(...)
Os meninos começaram a gritar e a espernear. E como Sinhá Vitória tinha relaxado os músculos, deixou escapar o mais taludo e soltou uma praga:
- Capeta excomungado.
Na luta que travou para segurar de novo o filho rebelde, zangou-se de verdade. Safadinho. Atirou um cocorote ao crânio enrolado na coberta vermelha e na saia de ramagens.
(...)

Responda às questões a seguir:

  1. Quais as personagens do texto?
..............................................................................................................................................

  1. Quantos parágrafos há no texto?
..............................................................................................................................................

  1. Identifique no texto de quem são essas falas:
a)      “Vão bulir com a Baleia?”
..............................................................................................................................................

b)      “A cachorra Baleia estava para morrer.”
..............................................................................................................................................

  1. Em que pessoa são narrados os fatos? O narrador é personagem ou observador?
..............................................................................................................................................

  1.  Qual o tema apresentado no texto?
..............................................................................................................................................

  1. Leia.                                                                                                                     
Naquele tempo eu até que achava natural que as coisas fossem daquele jeito.
Eu nem desconfiava que existissem lugares muito diferentes....
Eu ia pra escola todos os dias de manhã e quando chegava, logo, logo, eu tinha que me meter no vidro.
 (...)

O fragmento acima está escrito em 1ª pessoa, sendo, portanto, um narrador-personagem. Transforme-o em narrador-observador, escrevendo-o em 3ª pessoa. Muita atenção na ORTOGRAFIA e na CALIGRAFIA.                                                                                

..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................

7. Leia o poema a seguir e responda às questões.

É preciso fazer sinal ao motorista

A senhora esperava o ônibus.
O senhor esperava o ônibus.
Passa um cachorro preto que manca.
A senhora olha o cachorro.
O senhor olha o cachorro.
Nesse meio tempo o ônibus passou.

(José Paulo Paes)

a)      Qual o sujeito da forma verbal esperava no primeiro verso?
..............................................................................................................................................

b)      O verbo esperar é transitivo direto. Qual o complemento da forma verbal esperava presente no poema?
..............................................................................................................................................

c)      Retire do último verso um verbo intransitivo.
..............................................................................................................................................

  1. Leia:







a)      Retire do 1º quadrinho um verbo transitivo direto e indireto.
..............................................................................................................................................

b)      Em “Eu não estou surpreso” há um verbo de ligação. Transcreva-o.
..............................................................................................................................................

  1. Analise sintaticamente.
a)      Os alunos fizeram a tarefa com atenção.
Sujeito simples: ..................................................................................
Núcleo do sujeito: ..................................................................................
Predicado verbal: ..................................................................................
Núcleo do predicado: ..................................................................................
Verbo transitivo direto: ..................................................................................
Objeto direto: ..................................................................................
Núcleo do objeto: ..................................................................................
Adjunto adverbial de modo: ..................................................................................

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade,
 é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade."
( Stela Maris Blandino )

Nenhum comentário:

Postar um comentário