quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES


1.       Leia.
A Raposa e o Tambor

Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro do vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal ruído, a raposa dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou: "Este deve conter muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e, esforçando-se, conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as coisas mais desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais forte.

AL-MUKAFA, Ibn.  Calila e Dimna.  trad. Mansour Chalita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, s.d.  p. 13.
a)      Qual o tema do texto?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

b)      O que a raposa pensava todas as vezes que escutava o som do tambor?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

c)       O que a raposa observou quando conseguiu romper o tambor?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

d)      Qual foi a frase que a raposa disse quando viu que não era o que ela imaginava?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

e)      Marque de azul as formas verbais encontradas no texto.

f)       Em que tempo verbal passa a história A raposa e o Tambor?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

g)      Como ficaria o período “Uma raposa esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo pretérito imperfeito?
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

h)      Passe a oração “Os ramos da árvore se moviam e batiam nele” para o futuro do presente.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.       LEIA.
A AVÓ DO MENINO
Cecília Meireles
A avó
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
E anda um vento-t-o-tó
Na cortina de filó.
(...)

a)      Sublinhe os verbos.

b)      Em que tempo verbal o texto está escrito?
............................................................................................................................................

c)       Reescreva o texto, passando os verbos encontrados para o pretérito perfeito.
............................................................................................................................................

3.       Leia o texto a seguir, destaque os verbos e informe a que conjugação pertencem. (1ª, 2ª ou 3ª).

Motivo
Cecília Meireles

Eu canto1 porque o instante existe2
e a minha vida está3 completa.
Não sou4 alegre nem sou5 triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto6 gozo nem tormento.
Atravesso7 noites e dias
no vento.
(...)

1.       .........................                             5. .........................
2.       .........................                             6. .........................
3.       .........................                             7. .........................
4.       .........................

4.       Dê o infinitivo das formas verbais a seguir, e informe se indica ação, estado ou fenômeno da natureza.
a)      Espero que muitos pais venham à reunião.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
b)      Pense antes, aja depois.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
c)       É importante que encontremos saída para os problemas.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
d)      Ventou muito hoje.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................

5.       Indique os tempos das formas verbais destacados no texto.
A menina era(.............................) só alegria.
Era a primeira vez que iria(................................) à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou (........................................)sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu (..................................)pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava(........................................) dentro da lata.
A menina também, não conseguia(......................................) parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco(..............................) os ovos e ganho (..........................)uma dúzia de pintinhos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...