“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

6º ANO - ATIVIDADES - VERBO


1.       Leia.
A Raposa e o Tambor

Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro do vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal ruído, a raposa dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou: "Este deve conter muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e, esforçando-se, conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as coisas mais desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais forte.

AL-MUKAFA, Ibn.  Calila e Dimna.  trad. Mansour Chalita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, s.d.  p. 13.
a)      Qual o tema do texto?


b)      O que a raposa pensava todas as vezes que escutava o som do tambor?


c)       O que a raposa observou quando conseguiu romper o tambor?


d)      Qual foi a frase que a raposa disse quando viu que não era o que ela imaginava?


e)      Marque de azul as formas verbais encontradas no texto.

f)       Em que tempo verbal passa a história A raposa e o Tambor?


g)      Como ficaria o período “Uma raposa esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo pretérito imperfeito?

h)      Passe a oração “Os ramos da árvore se moviam e batiam nele” para o futuro do presente.


2.       LEIA.
A AVÓ DO MENINO
Cecília Meireles
A avó
vive só.
Na casa da avó
o galo liró
faz "cocorocó!"
A avó bate pão-de-ló
E anda um vento-t-o-tó
Na cortina de filó.
(...)

a)      Sublinhe os verbos.

b)      Em que tempo verbal o texto está escrito?


c)       Reescreva o texto, passando os verbos encontrados para o pretérito perfeito.


3.       Leia o texto a seguir, destaque os verbos e informe a que conjugação pertencem. (1ª, 2ª ou 3ª).

Motivo
Cecília Meireles

Eu canto1 porque o instante existe2
e a minha vida está3 completa.
Não sou4 alegre nem sou5 triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto6 gozo nem tormento.
Atravesso7 noites e dias
no vento.
(...)

1.       .........................                             5. .........................
2.       .........................                             6. .........................
3.       .........................                             7. .........................
4.       .........................

4.       Dê o infinitivo das formas verbais a seguir, e informe se indica ação, estado ou fenômeno da natureza.
a)      Espero que muitos pais venham à reunião.

b)      Pense antes, aja depois.

c)       É importante que encontremos saída para os problemas.

d)      Ventou muito hoje.


5.       Indique os tempos das formas verbais destacados no texto.
A menina era(.............................) só alegria.
Era a primeira vez que iria(................................) à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou (........................................)sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu (..................................)pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava(........................................) dentro da lata.
A menina também, não conseguia(......................................) parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco(..............................) os ovos e ganho (..........................)uma dúzia de pintinhos."


8 comentários:

  1. Dora gostei muito do conteúdo do seu blog indiquei para minha filha que está no 6 ano

    ResponderExcluir
  2. a minha recuperaçao tambem que estou.

    ResponderExcluir
  3. eu achei ótimo ESTAVA com duvida mas agora posso fazer minha recuperação tranquila pois seu BLOG é demais e agora sou um dos seus membros com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber o gabarito das questoes...

    ResponderExcluir
  5. acabei de ver que a minha professora imprimiu este texto para passar para nós...

    ResponderExcluir