quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

6º ANO - ATIVIDADES - FIGURAS DE LINGUAGEM/FOCO NARRATIVO/GÊNEROS TEXTUAIS/VARIAÇÃO LINGUÍSTICA/FONEMA

 TEXTO I

A casa que obedece

Já há sistemas que permitem esquentar a água, mudar a iluminação,

Irrigar as plantas e até preparar a cama pela web

Não é de hoje que se fala em casas inteligentes, com eletrodomésticos autônomos, capazes de se comunicar e de realizar tarefas completas sem interferência humana, num cenário digno de ficção cientifica. Isso ainda não existe ou é caro demais mas alguns projetos de automação já viraram realidade.

Os que centralizam as funções tradicionais da casa são os que mais têm apelo de marketing em residências e apartamentos de luxo do Brasil. Além do som e da televisão, os sistemas de iluminação, cortinas, ar condicionado, irrigação e segurança também ganharam inteligência.

O engenheiro paulistano Jean Pascal Nathan instalou uma central chamada Z-Wave, que controla 40 zonas de luz, entre interruptores e dimmers, em seu apartamento de 240 metros quadrados em São Paulo. Com o sistema, é possível criar 20 combinações de cenários e acioná-los sem apagar e acender luzes pela casa. “Tem luz para a chegada, para bater papo, para jantar, ver TV, conversar”, diz ele.

No home theater, mais novidades. As caixas acústicas são memorizadas e descem do teto quando acionadas. Equipado com infravermelho e radiofrequência, o controle principal dá as ordens para todos os equipamentos, mesmo a distância. Do quarto é possível baixar o som que fica na sala.(...)

1. As descrições estão presentes em diversos gêneros textuais, como as reportagens. Observe que no 1º parágrafo, é relatado um fato principal. Indique a alternativa para confirmar essa resposta.

a) É importante afirmar que a tecnologia não está presente em nossas casas.

b) As pessoas não utilizam eletrodomésticos com um design mais avançado.

c) Há projetos das casas inteligentes, que já começam a surgir com aparelhagem automática.

d) O ser humano não dá importância ao recurso tecnológico.

e) Tecnologia só existe em filmes de ficção científica.


As casas digitais ainda são um sonho devido ao alto valor, por isso se tornam inacessíveis para muitos, mesmo assim, já existem casas com uma modernidade imensa. As descrições estão presentes no texto. Assinale a alternativa que corresponde a resposta correta.

a) As casas possuem os sistemas mais convencionais automatizados, como o som, televisão, iluminação, ar condicionado.

b) As casas são lugares impossíveis de possuir sistemas automatizados.

c) As casas que possuem sistemas automatizados são as de classe média baixa.

d) A irrigação e a segurança permanecem estagnadas no tempo.

e) As casas, por mais luxuosas que sejam, permanecem num sistema automatizado.

TEXTO II






3. Na fala ”Primeiro, bebi chope demais. Depois, me lembrei que tinha esquecido do dia dos namorados.” pode ser considerada:

a) Metáfora

b) Elipse

c) Metonímia

d) Antítese

e) Prosopopeia

4. Marque a figura de linguagem que corresponde à figura de linguagem presente em “O fogo, bem defronte do rancho festivo, alumiava o terreiro. Lúcio pôs-se a observar a agonia da lenha verde que se estorcia, estalava de dor, estoirava em protestos secos e se finava, chiando, espumando de raiva vegetal. Hipérbole

a) Ironia

b) Eufemismo

c) Metáfora

d) Catacrese

e) prosopopeia


TEXTO III

Mandacaru

Quando fulora na seca

É o siná que a chuva chega

no sertão

toda menina que enjoa

da boneca

ésiná que o amor

já chegou no coração

5. Observe que o fragmento não está de acordo com a linguagem padrão. Assinale a alternativa que corresponde à linguagem culta padrão.

a) Mandacaru quando flora na seca / é o sina que a chuva chega no sertão / toda menina que enjoa da boneca / é sinal que o amor já chegou no coração...

b) Mandacaru quando flora na seca / é o sinal que a chuva chega no sertão / toda menina que enjoa da boneca é sinal que o amor / já chegou no coração...

c) Mandacaru quando fulora na seca / é o sinal que a chuva chega no sertão / toda menina que injoa da boneca / é siná que o amor já chegou no coração...

d) Mandacaru quando flora na seca / é sináqui a chuva chega no sertão / toda minina que injoa da boneca / é sinal que que o amô já chegou no coração...

e) Mandacaru quando fulora na seca / é o sinar que a chuva xega no sertão / toda menina que enjoa da buneca / é sinal que o amor já chegou no coração...

Leia o texto a seguir e responda à questão 6.

A ASSEMBLEIA DOS RATOS            (ESOPO)

Era uma vez uma colônia de ratos, que viviam com medo de um gato. Resolveram fazer uma assembleia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um jovem e esperto rato levantou-se e deu uma excelente ideia:

-Vamos pendurar uma sineta no pescoço do gato e assim, sempre que ele estiver por perto ouviremos a sineta tocar e poderemos fugir correndo. Todos os ratos bateram palmas; o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um velho rato que tinha permanecido calado, levantou-se de seu canto e disse:

- O plano é inteligente e muito bom. Isto com certeza porá fim à nossas preocupações. Só falta uma coisa: quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?

 

1.    Foco narrativo  (ou ponto de vista do narrador), isto é, respectivamente, quando um dos personagens de alguma história é o narrador ou quando quem narra não faz parte do contexto, sendo apenas espectador. De acordo com o texto lido, qual o foco narrativo presente e qual é o tipo de narrador? Assinale a alternativa correta:

a)    1ª pessoa – narrador observador

b)    1ª pessoa – narrador personagem

c)    3ª pessoa – narrador observador

d)    3ª pessoa – narrador personagem

e)    N.D.A.

2.        Os gêneros textuais se definem pelas características das quais os textos se constituem, tais como a linguagem e o conteúdo propriamente dito. Assinale a alternativa que associa corretamente às características aos gêneros mencionados a seguir.

 

I.              Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o lide.

II.            É uma narração  alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história)

III.           É uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia.

 

a)    Parábola/lenda/notícia

b)    Notícia/parábola/lenda

c)    Lenda/parábola/notícia

d)    Notícia/lenda/parábola

e)    Lenda/notícia/parábola

 

3.    Correlacione as variações linguísticas aos fatores que as condicionam.

I.              mimosa – prendada               (    ) regional

II.            abóbora – jerimum                (    ) social

III.           briga – treta                           (    ) histórica

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a)    II – III – I

b)    I – II – III

c)    III – II – I

d)    I – III – II

e)    II – I – III

 

4.    Assinale a opção em que todas as palavras apresentam um ditongo crescente.

a)    drágea/bilíngue/água

b)    ameixa/rainha/alheia

c)    descer/equilíbrio/utilitário

d)    excesso/cessar/guerreiro

e)    pescado/ assobio/florescer

 

5.     Assinale a alternativa em que todos os vocábulos apresentam cinco fonemas.

a)    caixa/feijão/pomada

b)    compra/frango/íntimo

c)     história/satisfação/Cajazeiras                                                                                           

d)    problema/você/pessoas

e)    lucro/prejuizo/sabedoria      



Nenhum comentário:

Postar um comentário

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...