sexta-feira, 30 de setembro de 2011

8º ANO - ATIVIDADES - COLOCAÇÃO PRONOMINAL / CRASE / CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS


1.       Leia:
Cotidiano
Chico Buarque

Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com boca
De hortelã(...)

No fragmento acima, a colocação do pronome oblíquo não está de acordo com a língua padrão da língua. Corrija.

........................................................................................................................................................................................................................................................................................

2.       Marque as orações corretas e corrija aquelas cujos pronomes oblíquos não estão de acordo com a língua culta.
a)      Há tempo que não vejo-o.
b)      Naquele momento disse-me que não viria a Monteiro.
c)       Quem lhe contou a história?
d)      Me diga o porquê do silêncio.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................

3.       No fragmento a seguir observe a colocação do pronome oblíquo e informe se é uma próclise, ênclise ou mesóclise.
Lembras-te das pescarias
Nas pedras das Três-Marias
     Lembras-te, Marina? 

.....................................................................................................................................

4.       Leia as frases a seguir e coloque a crase onde for necessário.
a)      Fomos aquela cidade no interior da Paraíba.
b)      Fui a Recife, mas não demorei.
c)       Deram um presente a professora.
d)      Há pessoas alérgicas a medicamentos.

5.       Preencha as lacunas das frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Os meninos foram ..... pé para o treino.
João foi disposto ......... conversar com os pais.
As pessoas gostam de ir ........ Itália.
Vim ...... Monteiro anos atrás.
a)      a – a – à – à
b)      à – à – a – a
c)       a – a – à –a
d)      à – a – à – a

6.       Leia:
A galinha-d'Angola
                                                 Vinícius de Moraes
Coitada
Da galinha
D'angola
Não anda
Regulando
Da bola

Não para
De comer
A matraca
E vive
A reclamar
Que está fraca:
      - "Tou fraca! Tou fraca!"

a)      Na poesia lida há um verbo que se encontra no gerúndio. Retire-o.
.....................................................................................................................................
b)      Qual a classificação da forma verbal “VIVE” presente no texto?
.....................................................................................................................................

7.       Leia.
As abelhas

A aaaaaaabelha mestra
E aaaaaaas abelhinhas
Estão toooooooodas prontinhas
Pra iiiiiiir para a festa.

Num zune que zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim.

a)      Transcreva da segunda estrofe um verbo regular.
.....................................................................................................................................
b)      A que verbo pertence a forma verbal VÃO presente na 2ª estrofe?
.....................................................................................................................................
c)       O verbo IR presente na primeira estrofe é:
(    ) regular        (    ) irregular      (    ) anômalo     (    ) defectivo    (    ) abundante

8.       Reescreva as frases, empregando a flexão apropriada dos verbos indicados:
a)      ......................... a atitude de vocês em relação ao estudo. (Rever – imperativo)
b)      Esses objetos não ............................ dentro da caixa. (caber – presente indicativo)
c)       Quando .......................... do resultado ficará feliz. (saber – futuro subjuntivo)
d)      Se ............................ a verdade, seria compreendido por todos. (dizer – pret.imperfeito subjuntivo)

9.       Observe as formas verbais e classifique-os em RIZOTÔNICAS ou  ARRIZOTÔNICAS.
A)     encontro .........................
B)      pensarei ..........................
C)      lavar ................................
D)     diga .................................
E)      falaria ..............................






Nenhum comentário:

Postar um comentário

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...