“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

7º ano- ATIVIDADES - Vocativo /Concordância nominal/ Aposto/ Complemento nominal/Adjunto adnominal

Se queremos progredir, não devemos repetir a história,
mas fazer uma história nova”.
Mahatma Gandhi


1.       Leia.

“Subi as escadas de um pequeno hotel na Nossa Senhora de Copacabana, quase esquina da Miguel Lemos. Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém”.

a)      Qual é o sujeito de “Subi as escadas de um pequeno hotel?
_________________________________________________________________
b)      Como o sujeito da oração da alternativa anterior pode ser classificado?
_________________________________________________________________
c)       Em “Enquanto subia, ouvia vozes nervosas, o choro de alguém” há um adjunto adnominal. Retire-o.
_________________________________________________________________

2.       Leia.


Um urso passava o tempo contando como gostava dos homens.
– Não vou lá perturbar nem estraçalhar os homens quando eles morrem – disse ele.
A raposa respondeu com um sorriso:
– Eu ia ficar mais convencida de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos!

a)      Quais são os personagens do texto?
_________________________________________________________________
b)      Que tipo de narrador aparece no texto? Narrador-personagem ou narrador-observador?
_________________________________________________________________
c)       Qual é o complemento nominal do termo “Eu ia ficar mais convencido de sua bondade se você não costumasse comer os homens vivos”?

3.       Transforme os verbos em substantivos e os complementos verbais em nominais, com o uso do artigo definido.
a)      Caçar os animais – ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
b)      Hastear a bandeira –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
c)       Escrever o texto –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
d)      Ler o livro –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________
e)      Condenar o réu –­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

4.       Faça a concordância nominal utilizando as palavras entre parênteses.
a)      A secretária enviou diversas fotos ............................. ao documento. (anexo)
b)      Joana recebeu um presente e disse ...................................... (obrigado)
c)       Na entrada do zoológico dizia: “É ............................. a entrada de pessoas estranhas”. (proibido)
d)      É ..................................... entrada de crianças no parque de diversões. (permitido)

5.       Reescreva o período abaixo. Corrija-o, SE necessário, quanto à concordância.
“É necessário a união entre os povos das diversas nações.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

6.       Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
Vão ..... à documentação os processos solicitados.
Ela estava ....... tranquila com o resultado do ENEM.
Os rapazes estão ...... com as obrigações eleitorais.

a)      anexas – meia – quite
b)      anexo – meio – quites
c)       anexos – meio – quites
d)      anexas – meio – quites

7.       Elas ..... resolveram os problemas que foram causados .... rapazes que enviaram .... à carta, o material explosivo.

a)      mesmas – mesmos – anexo
b)      mesmas – mesmo – anexo
c)       mesmos – mesmas – anexas
d)      mesma – mesmo – anexa

8.       Informe a função sintática dos pronomes em destaque nas orações a seguir:
a)      Os alunos enviaram-lhe um presente.
_____________________________________
b)      Ele me contou um fato importante.
_____________________________________
c)       Permitiram-me falar na reunião.
_____________________________________
d)      Vi-a ontem na praça.
_____________________________________

9.       Informe se os pronomes oblíquos são ÁTONOS ou TÔNICOS.
a)      Empreste-me o livro de Português.
_____________________________________
b)      Contei para ti histórias infantis.
_____________________________________
c)       O diretor quer falar comigo.
_____________________________________







10.   Leia a tirinha de Calvin.
a)      No 1º quadrinho o termo “Cérebro de minhoca” tem a função de:
(    ) aposto
(    ) vocativo
(    ) complemento nominal

b)      No segundo quadrinho o pronome “ELA” não foi usado de acordo com a norma padrão da língua. De acordo com o contexto, poderia ser substituído por qual dos pronomes a seguir?
(    ) atingi-la
(    ) atinge-a
(    ) atingi-las
(    ) atingi-lo

3 comentários:

  1. Olá, querida!
    Amei o seu blog!!! Parabéns!

    Gostaria de saber se para os exercícios postados aqui há as respostas?

    Grata pela atenção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. tabem gostaria de saber sobre as respostas ? ! ?

    ResponderExcluir