“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

domingo, 15 de abril de 2012

ATIVIDADES- 6º ANO - VERBOS/CONJUNÇÕES

Leia:
Os Dois Ladrões

Dois ladrões de animais furtaram certa vez um burro, e como não pudessem reparti-lo em dois pedaços surgiu a briga.
- O burro é meu! - alegava um - o burro é meu porque eu o vi primeiro...
- Sim - argumentava o outro - você o viu primeiro; mas quem primeiro o segurou fui eu. Logo, é meu...
Não havendo acordo possível, engalfinharam-se, rolaram na poeira aos socos e dentadas.
Enquanto isso um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope.
Finda a luta, quando os ladrões se ergueram, moídos da sova, rasgados, esfolados...
- Que é do burro? Nem sombra! Riam-se - risadinha amarela - e um deles, que sabia latim, disse:
- Inter duos litigantes tertius gaudet.
Que quer dizer: quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto.

1.       Qual é o assunto do texto?


2.       Quais são os personagens?

3.       Que tipo de narrador aparece no texto?

4.       Na oração “Dois ladrões de animais furtaram um burro” há três substantivos. Transcreva-os.
............................................................................................................................................
5.       Qual a forma verbal presente na fala “O burro é meu” e a que verbo pertence?
............................................................................................................................................
6.       Em “um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope” quais os verbos presentes e a que conjugação pertencem?

7.       Leia a tirinha e responda às questões a seguir:







a)      O que a personagem está fazendo no primeiro quadrinho? Por quê?

b)      No segundo quadrinho, Mafalda se questiona. Por quê?

c)       Quais os verbos que aparecem no primeiro quadrinho? O que indicam?

d)      O que Mafalda quis dizer com “Os malditos sabem que nós ainda não sabemos”?

Leia.




a)      Observe a  personagem e diga o que sua expressão significa.

b)      No período “Se a gente não se apressa e transforma o mundo, o mundo transforma a gente” há uma conjunção aditiva. Transcreva-a.


Leia a tira.

Qual a conjunção adversativa presente no segundo quadrinho?


 Leia as orações a seguir e classifique-as de acordo com as conjunções.
a)      Não chegue tarde, que fará muito frio na madrugada.
b)      Janaina estudou bastante para o teste, portanto tirou uma boa nota.
c)       Novo pacote reduz a tensão nas bolsas, mas a crise europeia está longe do fim.
d)      A prova está clara e bem objetiva.
e)      Ou viajo amanhã, ou na próxima semana.

2.       Qual das alternativas a seguir possui uma conjunção adversativa.
a)      Corri e peguei o ônibus.
b)      Os alunos se esforçaram muito, contudo não assimilaram o assunto.
c)       O rapaz saiu de casa cedo, logo conseguiu um bom emprego.
d)      Diga-me que virá amanhã, que serei feliz hoje.

3.       No período “ Nasci e me criei no sertão” qual a conjunção presente e como se classifica?



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dora, agradeço pela contribuição das atividades! São muito boas! Me ajudaram bastante! Que Deus te abençoe querida! São pessoas como você que fazem da internet um "local" cada vez melhor. Infelizmente, hoje em dia, há muito espaço para bobagens na internet e pouco espaço para o conhecimento.

    ResponderExcluir