Verificação da Aprendizagem
Leia:
Eu, o livro
Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil até mesmo onde não há energia elétrica. E posso ser usado mesmo por uma criança: basta abrir-me.
Nunca falho, não necessito de manual de instruções nem de técnicos que me consertem. Dispenso oficinas e ferramentas. Sou imune a vírus, embora figure no cardápio das traças. Se algo em mim o leitor não entende, há um similar que explica todos os meus vocábulos.
Através de mim as pessoas viajam sem sair do lugar. Não é fantástico? Basta abrir-me e posso levá-las à Roma dos Césares ou à Índia dos brâmanes, aos estúdios de Hollywood ou ao Egito dos faraós, ao modo como as baleias cuidam de seus filhos e aos paradoxos dos buracos negros.
(...)
(Frei Betto)
- Responda às questões de acordo com o texto.
a) Nesse texto, existe um personagem que se apresenta e descreve a si mesmo. Quem é esse personagem?
...........................................................................................................................
b) Como se sabe que ele está falando de si próprio?
............................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Quem é o autor do texto?
...........................................................................................................................
d) No primeiro parágrafo do texto o autor utiliza algumas palavras para caracterizar o personagem. Retire-as do 1º e 2º períodos.
...........................................................................................................................
e) O texto é narrado em qual pessoa gramatical?
...........................................................................................................................
f) Qual o tipo de narrador? Personagem ou observador?
...........................................................................................................................
- Leia o trecho a seguir e mude o foco narrativo de 1ª para 3ª pessoa. MUITA ATENÇÃO NA ESCRITA DAS PALAVRAS E ORGANIZAÇÃO DO PARÁGRAFO.
Sou feito de papiro, pergaminho, papel, plástico e, hoje, existo até como matéria virtual. Domino todos os ramos do conhecimento humano.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................
- Leia:
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
a) Informe quantas letras e quantos fonemas há nas palavras do texto:
LETRAS FONEMAS
* menino: ................................. ..................................
* burrinho: ................................. ..................................
* manso: ................................. ..................................
b) Classifique as palavras a seguir quanto ao número de sílabas:
· conversar: .............................................
· flores: ...................................................
· aparecer: ..............................................
· não: ......................................................
- Leia.
Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.
a) Observe que na estrofe acima há algumas palavras em destaque. Classifique-as quanto à posição da sílaba tônica.
..................................................................................................................................
b) Transcreva ainda da estrofe uma palavra polissílaba.
..................................................................................................................................
c) Quais os dígrafos presentes nas palavras DESEQUILÍBRIO e FECHAR.
.................................................................................................................................
- Em:
Um pião se equilibra
na palma da mão,
no chão, na calçada,
e alado vai rodando
por cima dos telhados,
na palma da mão,
no chão, na calçada,
e alado vai rodando
por cima dos telhados,
(...)
dá três cambalhotas,
se pendura
numa estrela cadente
e, sem graça,
volta para a palma da mão.
dá três cambalhotas,
se pendura
numa estrela cadente
e, sem graça,
volta para a palma da mão.
a) Transcreva do 2º, 3º e 6º versos do poema acima três monossílabos tônicos.
..............................................................................................................................................
b) Separe as sílabas das palavras PIÃO, EQUILIBRA, ALADO, PALMA.
................................................................. ..........................................................
................................................................. ..........................................................
- Leia o fragmento a seguir e classifique os ditongos das palavras em destaque em CRESCENTE ou DECRESCENTE.
Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol. (...)
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol. (...)
- Encontre a vogal e a semivogal nas palavras destacadas no texto a seguir.
Eu1 queria ser a rosa
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
E, vivendo num jardim,
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
E, vivendo num jardim,
Ter besouros2, borboletas,
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
Cirandando ao pé de mim ! ...
lá-lá-rá-lá-lá-lá-lá,
Cirandando ao pé de mim ! ...
Eu queria ser a praia3,
Ló-ló-ró-ló-ló-ló-ló.
Onde as ondas vão4 brincar.
Ló-ló-ró-ló-ló-ló-ló.
Onde as ondas vão4 brincar.
1. .............................................. 2. ..............................................
3. ..............................................4. ..............................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário