“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

sexta-feira, 17 de junho de 2011

8º ANO - ATIVIDADE SEMESTRAL - VOZES DO VERBO/FUNÇÃO MORFOSSINTÁTICA/PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO

1. Leia.

- Amanhã você vai para a EMBRAPA com os alunos.
- De foram alguma! É melhor explicar o novo assunto do que levá-los sozinha.

Substituindo “é melhor” por “é preferível” e adequando a frase à norma culta, obtém-se:
a)      É preferível explicar o novo assunto a levá-los sozinha.
b)      É preferível explicar o novo assunto do que levá-los sozinha.
c)      É preferível explicar o novo assunto que levá-los sozinha.
d)      É preferível explicar o novo assunto de que levá-los sozinha.
e)      É preferível explicar o novo assunto a que levá-los sozinha.

2. Escolha a alternativa que completa corretamente, em observância ao regime dos verbos:
1) O governo deve assistir * trabalhadores.
2) O filme musical é o * mais gosto.
3) Os candidatos aspiram * poder.
4) Os adolescentes teimam em desobedecer * pais.
5) Visou * alvo e acertou.

a)      os – que – ao – aos – o
b)      os – de que – ao – aos – o
c)      aos – que – pela – de que – o
d)      os – do que – o – pela – a que
e)      os – que – ao – os – ao

3. Rosana fica apavorada, pois é péssima aluna de Português e redige mal. Isabel nota seu desespero. Faz um sinal de calma para a amiga e põe-se a redigir furiosamente. Passa disfarçadamente a folha escrita para Rosana.

Entre as frases “Isabel põe-se a redigir furiosamente” e “Passa disfarçadamente a folha escrita para Rosana” estabelece-se um vínculo que pode ser corretamente mostrado com o emprego de:
a)      mas
b)      desde que
c)      à proporção que
d)      logo
e)      assim que

4. O termo destacado em “Conforme foi dito na última reunião” é usado para interligar ideias. Que termo a seguir, pode substituí-lo sem alteração no sentido?
a) e
b) quando
c) segundo
d) porém
e) desde

5. “(...) Seríamos, então, grandes tolos por acreditarmos em falsas promessas governamentais.”

É correto que o termo destacado, ENTÃO, no enunciado acima:

a)      Estabelece uma relação de oposição entre o que foi utilizado pelo autor.
b)      Estabelece uma relação de adição entre esse enunciado e o precedente.
c)      Introduz uma ideia de conclusão na argumentação ora desenvolvida.
d)      Introduz uma ideia de finalidade entre os argumentos utilizados pelo autor.
e)      Estabelece uma relação de condição entre o que foi dito pelo autor.

6. Transpondo para a voz passiva a oração “A direção da escola admirava aqueles alunos” obtém-se a forma verbal:

a) foram admirados
b) eram admirados
c) fora admirado
d) tinham admirado
e) é admirado

7. Considere o conjunto de frases para responder à questão abaixo:
I. Naquela padaria vendem-se dezenas de pães diariamente.
II. Doam-se mais alimentos para as vítimas.
III. Todos os dias destroem-se grandes variedades de plantas nativas.
IV. Em algumas regiões brasileiras, trabalha-se muito e ganha-se pouco.
V. Vive-se feliz naquela cidade.

Uma das funções da expressão SE é funcionar como partícula apassivadora. Em quais frases ela exerce essa função?
a)      I – II – III
b)      II – IV – V
c)      III – IV – V
d)      I – III – V
e)      I – IV – V

8. Assinale a alternativa em que o termo destacado não está corretamente classificado.
a)      Vinícius de Moraes nasceu compositor. (predicativo do sujeito)
b)      Não duvides da sabedoria popular. (objeto indireto)
c)      Parte da cidade foi destruída pela enchente. (agente da passiva)
d)      A neve caiu nas cidades do Sul. (objeto indireto)
e)      A cidade cresce rapidamente. (adjunto adverbial)

9. “Surgiram velas e lampiões na escuridão.” Indique a alternativa que classifica corretamente a função sintática e a classe gramatical dos termos destacados.
a)      objeto direto – adjetivo
b)      objeto indireto – substantivo
c)      sujeito – substantivo
d)      sujeito – adjetivo
e)      adjunto adverbial – substantivo

10. Leia a entrevista para responder à questão seguinte.
Um homem me perguntou:
- O que você pensa do mar?
- Uma das maravilhas da criação, eu respondi.
(...)

Em discurso indireto, os dois primeiros versos assumem a seguinte forma:
a)      Um homem me perguntou o que pensaria do mar.
b)      Um homem me perguntou o que eu pensava do mar.
c)      Um homem me perguntou o que você pensa do mar.
d)      Um homem me perguntou o que eu penso do mar.
e)      Um homem me perguntou o que você pensava do mar. 

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