“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

domingo, 19 de dezembro de 2010

FONOLOGIA / SUBSTANTIVOS / ARTIGO / VERBO - ATIVIDADES

1. Leia o texto abaixo e respondas às questões:

Os dois viajantes e o urso                               Autor: Esopo

Dois homens viajavam juntos através de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, um enorme urso surgiu do meio da vegetação, à frente deles. 
            Um dos viajantes, de olho em sua própria segurança, não pensou duas vezes, correu e subiu numa árvore. 
            Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no chão e permanecer imóvel, fingindo-se de morto. Ele já escutara que um Urso, e outros animais, não tocam em corpos de mortos.
            Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabeça de cima para baixo, e então, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente. 
            O homem que estava em cima árvore então desceu. Curioso com a cena que viu lá de cima, ele perguntou: 
            "Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?" 
            "Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que não é nada sábio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflição me deixa na mão!". 

Moral da História: 
"A crise é o melhor momento para nos revelar quem são os verdadeiros amigos." 

a)      Quais as personagens do texto?
...............................................................................................................................

b)      Lugar onde se passou a história.
...............................................................................................................................

c)      Informe se o texto é narrado em primeira ou terceira pessoa. Transcreva uma passagem que confirme a sua resposta.
............................................................................................................................... ...............................................................................................................................

d)      Informe a classificação das palavras do texto quanto à posição da sílaba tônica.
  • através ........................................................
  • própria  ........................................................
  • árvore .........................................................
  • pareceu ..........................................................
  • sábio ..............................................................
  • aflição ...........................................................

e)      Retire do texto:
a)      uma palavra dissílaba ...................................................
b)      uma palavra trissílaba ....................................................
c)      uma palavra polissílaba .................................................

f)       Quantas letras e fonemas há nas palavras abaixo:
                           Letras                      fonemas
* coisa         .....................     ........................
* deixa        .....................     ........................
* cheirou     .....................     ........................
* densa         ......................    ........................
* viajante      ......................    .......................

2. Leia este poema:

Azuis (Lalau e Laurabeatriz)

Disse um astronauta
Que a Terra é azul.
Então, azul na
Terra
Não falta.

Manhãs são azuis,
Assim como azuis
São as almas.
As pétalas das flores raras.
Assim como azuis
São os olhos de muitas caras.

Talismãs são azuis,
Assim como azuis
São os mares,
A leveza azul de um véu,
Assim como azuis
São as roupas do céu.
(...)


a)      Transcreva do poema os seres azuis citados pelo autor.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)      Qual a classe gramatical das palavras destacadas no texto?
........................................................................................................................................................
c)      Transcreva da 1ª estrofe do poema dois substantivos concretos.
........................................................................................................................................................
d)      Que característica é dada aos substantivos talismãs e mares na última estrofe do poema?
      .......................................................................................................................................................

3. Leia:

A origem do rio Solimões

Há muitos anos a Lua era noiva do Sol, que com ela queria se casar, mas, se isso acontecesse, se chegassem a se casar, destruir-se-ia o mundo.
(...)
(Henriqueta Lisboa. Literatura oral para a infância e a juventude)

a)      No fragmento acima, observamos a presença de dois substantivos próprios. Transcreva-os.
...............................................................................................................................

b)      Os substantivos destacados no texto são classificados como:
(    ) abstratos
(    ) comuns
(    ) próprios
(    ) compostos

4. Forme palavras a partir dos substantivos primitivos dados abaixo:
a) telha ..............................................
b) ferro .............................................
c) jardim ...........................................
d) terra  .............................................

5. Leia esta quadrinha:

Mandei fazer um barquinho
Da casca do camarão.
O barquinho saiu pequeno
Só coube meu coração.

a)      Retire e classifique os artigos encontrados na quadrinha.
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
b)      Identifique ainda na quadrinha, as combinações e informe a palavra com a qual o artigo se contraiu.
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
c)      Qual a classe gramatical das palavras contraídas com o artigo?
.......................................................................................................................................

6. Leia esta cantiga de roda.

Teresinha de Jesus
De uma queda foi ao chão.
Acudiu três cavaleiros
Todos três, chapéu na mão.

O primeiro foi seu pai,
O segundo, seu irmão.
O terceiro foi aquele
Que a Teresa deu a mão.
(Nelson Albissú)

a)      Retire do texto os numerais.
............................................................................................................................................. b) Qual a classificação dos numerais presentes na resposta da alternativa anterior?
.............................................................................................................................................

7.      Leia:

Papel em branco

No papel em branco
cabe o mundo:
todas as palavras
que já foram ditas,
que já foram escritas,
e o que ainda se dirá,
cabe o passado,
o presente e o futuro,
cabe o que já existe
e o que nunca existirá...

            (Todas as cores dentro do branco)

O poema afirma que no papel em branco cabem o presente, o passado e o futuro.

a)      Que coisas do presente cabem no papel?
...........................................................................................................................
b)      E do passado?

...........................................................................................................................c)      E do futuro?
....................................................................................
d)      Retire as formas verbais que se encontram nos tempos:

  • presente: ...............................................................
  • pretérito: ...............................................................
  • futuro: .................................................................
8. Leia:










a)      Retire do primeiro quadrinho uma frase verbal.
...........................................................................................................................
b)      Transcreva do segundo quadrinho uma frase nominal.
...........................................................................................................................


Feliz Natal e um
ano novo repleto de esperanças!







Nenhum comentário:

Postar um comentário