Narração é o relato de acontecimentos, reais ou fictícios, com a participação de personagens cujas ações são contadas por um narrador.
O texto narrativo apresenta um enredo, formado por uma sequência de fatos dos quais participam personagens, em determinado lugar e em determinado tempo.
Em geral, o enredo de um texto narrativo apresenta as seguintes partes:
· introdução ou apresentação: começo da história em que se situam os fatos iniciais,;
· conflito: acontecimento que altera a situação inicial e complica o enredo;
· clímax: momento de maior tensão, quando o conflito atinge seu ponto máximo;
· conclusão ou desfecho: solução do conflito, que pode ser feliz, cômica, trágica, surpreendente.
Numa narrativa costuma haver os elementos a seguir:
· Fatos: conjunto de acontecimentos encadeados que constituem o enredo ou a trama.
· Personagens: pessoas ou seres personificados que vivem os fatos narrados; podem ser protagonistas, antagonistas ou personagens secundários.
· Tempo: época em que a história se passa; quanto tempo duram os fatos.
· Lugar: espaço ou cenário onde ocorrem os fatos.
· Narrador: aquele que conta os fatos: pode ser personagem ou observador.
Os homens do ar
Em sua prisão, Dédalo continuava a trabalhar. Porém, cansado dessa estadia forçada em Creta e querendo voltar para Atenas, pôs o filho a par de suas intenções:
“Minos pode nos fechar os caminhos da terra e das águas, mas o dos céus permanece aberto. É por ele que iremos. Minos pode ser senhor de tudo, menos do ar!”
Tratou então de inventar uma nova arte que iria proporcionar ao homem meios antes nunca experimentados. Arrumou numa linha, regularmente, penas de pássaros, alternando as curtas e as compridas. Grudou todas elas com cera e depois as curvou de leve para imitar as asas dos pássaros. O jovem Ícaro ajudava desajeitadamente seu pai nessa delicada montagem. Dois pares de asas saíram das mãos do artesão. Pai e filho as prenderam aos ombros. Milagre! Bastava agitá-las para sair do solo.
Essa sensação nova encantou o jovem Ícaro. Antes de levantar voo, Dédalo beijou o filho e lhe fez as últimas recomendações:
“Mantenha distância do oceano para que o ar úmido não torne suas asas pesadas demais. Mas também não vá muito alto, senão o calor do sol irá queimá-lo. Voe entre os dois e procure me seguir.”
Creta já ficara para trás, quando o rapaz quis ganhar um pouco de liberdade. Afastando-se do guia, voou mais alto, cada vez mais alto, na direção do sol ardente. O calor não demorou a amolecer a cera que unia as penas, e elas se soltaram e dispersaram ao sabor das correntes de ar quente. O garoto agitou os braços nus... Mas já não tinha apoio no ar. Seu corpo caiu pesadamente e desapareceu nas profundezas do oceano. Ele mal teve tempo de gritar o nome do pai. Dédalo se virou tarde demais. Lá embaixo, viu a água escura marcada por um ponto de espuma. Amaldiçoou seu invento e deu cabop dele assim que chegou a Atenas.
POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega.
O texto Os homens do ar conta uma história, portanto é um texto narrativo. Observe a presença de fatos.
a) Os fatos narrados podem ser reais ou imaginários. Após a leitura desse texto você observou se os fatos são reais ou fictícios? Retire elementos do texto que possam justificar sua resposta.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) O personagem principal recebe o nome de protagonista. Qual é o protagonista do texto lido?
.......................................................................................................................................
c) O personagem que participa menos dos fato chama-se personagem secundária. Nessa narrativa quem é o personagem secundário?
.......................................................................................................................................
d) O que Dédalo pensou quando resolveu voltar para Atenas e revelou a seu filho suas intenções? Retire o fragmento do texto.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
e) Qual a invenção de Dédalo pensando em proporcionar ao homem uma sensação de liberdade?
.......................................................................................................................................
f) Dédalo, ao prender o invento em Ícaro, seu filho, fez uma recomendação. Qual recomendação foi essa?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
g) Quem conta os fatos no texto é próprio narrador, quando a história é contada por um dos personagens, temos o narrador-personagem, ou narrador em 1ª pessoa. Se o narrador não participa dos fatos, recebe o nome de narrador-observador, ou narrador em 3ª pessoa.
► No texto, qual é o tipo de narrador? Justifique sua resposta.
..............................................................................................................................................................................................................................................................................
h) Nos textos narrativos um fato desencadeia outro.
· Que fez Ícaro para provocar sua queda?
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
· Qual a mensagem dessa sequência de fatos?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Muito boa a sequência. Além de trabalhar o aprendizado da tipologia narrativa, é um belo estudo a ser feito sobre o gênero narrativa de aventura. Parabéns.
ResponderExcluirNossa adorei mesmo muito bom,gostei muito
ResponderExcluirpreciso disso urgente? me ajudem por favor gente!!
ResponderExcluirAjudar no que ?
ExcluirTGFRRF
ExcluirSeu site é ótimo esta me ajudando muito a aprender português. Este post me ajudou e ajudou minha colega, parabéns por este site incrível, ele trabalha nossa lingua de uma forma completa mais ao mesmo tempo de um jeito que não nos faz perder o interesse, parabéns mesmo, você merece.
ResponderExcluiradorei muito obrigado encontrei este site antes do exame 2014 sexto ano ainda bem !!!!!!<3
ResponderExcluirobrigado pela ajuda, formidável
ResponderExcluirMuito bom mesmo!!!
ResponderExcluirMuito bom mesmo!!!
ResponderExcluirUAU, me ajudou muito, tenho prova depois de amanhã sobre isso, e agora estou bem mais tranquila! obrigada!
ResponderExcluirsó para deixar claro eu sou do 6 ano
Se possivel, me envie o gabarito. Agradecido!
ResponderExcluirPARABÉNS pelo belo trabalho! É de uma ajuda imcomparavel para nós educadores.
Oi, gostei muito do texto, mande-me o gabarito por favor.
ResponderExcluirBOA NOITE , MEUS PARABÉNS. PODERIA ENVIAR O GABARITO, OBRIGADO.
ResponderExcluirBom dia seria possível me enviar o gabarito do texto. Agrata
ResponderExcluirBOM DIA PODERIA ENVIAR O GABARITO.
ResponderExcluirParabéns! Pode me enviar o Gabarito?
ResponderExcluirGOSTEI MUITO. PODE MANDAR O GABARITO
ResponderExcluirOlá, gostei muito! Tem como enviar o gabarito? obrigada.
ResponderExcluirolá! muito boa atividade. Era o que estava precisando. obrigado!
ResponderExcluirteria como enviar o gabarito?
Gabarito
ResponderExcluirGABARITO
Excluircara perguntas gigantes lixo porco veio minha prof mandou escrever tudo
ResponderExcluirgostei vc poderia me enviar o gabarito
ResponderExcluirMeu email daniangelim36@gmsil.com
ResponderExcluir