sexta-feira, 6 de maio de 2011

6º ANO - ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS (CLASSIFICAÇÃO E FORMAÇÃO)

  1. Leia.
“As crianças corriam velozmente por aquela imensa floresta, onde o cantar dos pássaros e o rugir dos outros seres as tornavam temerosas”.
(...)

a)      Quais os substantivos presentes no texto lido acima?

b)      No texto há algumas palavras substantivadas. Quais são elas?

c)      Que característica é dada ao substantivo “floresta”?

d)     Como as crianças ficaram na floresta imensa?

e) A que classe gramatical pertence a palavra “temerosas”?.

  1. Leia.
“(...) O noivo viera só. Era um moço baixo, quieto, de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na Ilha dos Açores e possuíam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde cultivavam parreiras e hortaliças.”

a)      Transcreva do 1º período um substantivo comum.

b)      No 3º período há dois substantivos próprios. Quais são eles?

c)      As palavras GROSSOS, NEGROS e MANSOS estão caracterizando alguns substantivos. Informe quais são esses substantivos.

  1. Leia.
“Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel”

Transcreva do 4º verso um substantivo composto.

  1. Texto:
Ventania
(Cecília Meireles)

Aqui a ventania não dorme,
Com suas mãos crepitantes,
Seus guizos,
Seus adereços de campainha eólias.
Dia e noite vagueia pelos parques e pelas ruas,
A ventania
Sacode as alvas roupas que os lavadeiros estendem,
Inclina as flores,
Levantas folhas secas
Alise a poeira amarela
Açula gatos e cães (...)

a)      De que o autor fala no texto?

b)      Observe que no texto há algumas palavras em destaque. Pesquise o significado no dicionário de cada uma delas.

c)      Os termos “crepitantes, eólias e alvas” pertencem a qual classe de palavras? Assinale a alternativa correta.

(   ) substantivos
(   ) adjetivos
(   ) verbos

d)     Transcreva três palavras que indicam ação no texto.

e)      De qual substantivo a palavra VENTANIA é derivada?

  1. Leia.
Voo

Alheias e nossas
As palavras voam.
Bando de borboletas multicolores,
As palavras voam.
Bando azul de andorinhas,
Bando de gaivotas brancas,
As palavras voam.

(Cecília Meireles)

a)      Retire o substantivo coletivo presente na estrofe acima.

b)      Os substantivos “palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas” classificam-se em:
(   ) comum
(   ) próprio

c)      Quais os substantivos que estão sendo caracterizados pelas palavras “multicolores, azul e brancas”?

13 comentários:

  1. Dora vc acredita que estudando sua materia para o vestibulinho pesqisei na Web:6º ANO - ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS (CLASSIFICAÇÃO E FORMAÇÃO).E encontrei esse blog,entrei na pagina copiei a atividade e quando fui olhar de quem era,era o seu !!! Já tá na Web!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom o seu blog!!!! Parabéns!

    http://blognetotudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito bom,mas por que nao possui gabaritos??

    ResponderExcluir
  4. Gostei, mas poderia ter gabarito para corrigir a respostas...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria o Gabarito! Mas td bem Pelo Menos eu passei na Prova de Portugues!!
    Obg!! Dora vc é d+...

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm gostaria de receber o gabarito ... obrigada Dora beijossss

    ResponderExcluir
  8. gostaria de receber o gabarito das ativ. do 6° ano

    ResponderExcluir
  9. Por favor me envie o gabarito
    Veronica.maria.siqueira@gmail.com

    ResponderExcluir

6ºANO - ATIVIDADES - VERBO

ATIVIDADES 1.        Leia. A Raposa e o Tambor Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um...