“Imagine uma nova história para a sua vida
e acredite nela.”
Paulo Coelho
“A Cristo por Maria”
Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Monteiro - PB
Aluno(a): .................................................................................... Turma: 7º ........
Data: ........../10 / 2010
Disciplina: Língua portuguesa
Verificação da Aprendizagem
- Leia.
O CONTO DA MENTIRA
Todo dia Felipe inventava uma mentira. "Mãe, a vovó tá no telefone". A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: "Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio". Felipe ria na cara dela: "Quem tá mentindo é você. Não existe gente de madeira".
O pai de Felipe também conversava com ele: "Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará". Felipe ficava pensativo. Mas, no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta: "É verdade, mãe. A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade". A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio.
Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
Rogério Augusto, 2003
Retire do texto:
a) Personagem principal:
.........................................................................................
b) Local em que se passa a ação do texto:
.........................................................................................
c) Tempo em que os fatos acontecem:
.........................................................................................
d) Fato marcante da história:
.........................................................................................
e) Personagens secundários:
.........................................................................................
f) Desfecho :
.........................................................................................
- Na oração “Encontrava o telefone mudo”, o termo em destaque pertence a classe gramatical:
a) substantivo
b) adjetivo
c) pronome
d) advérbio
- O termo destacado em “A mãe de Felipe fingiu não ouvir” tem a função sintática:
a) objeto direto
b) predicativo
c) adjunto adnominal
d) aposto
- Em “A mãe largava a louça na pia e corria até o telefone” há adjuntos adverbiais de lugar. Transcreva-os.
.....................................................................................................................................
- Leia:
Vizinhos
Roseana Murray
A vizinha de baixo
anda aflita1 pela casa.
O vizinho de cima2
parece que mora
numa oficina3.
O vizinho do lado
dança xaxado.
Nos meus delírios
uma TV anuncia
a mais nova descoberta:
uma fábrica de silêncio4.
Observe que no texto acima há alguns termos destacados. Faça a correspondência adequadamente.
( ) adjunto adnominal ( ) aposto
( ) adjunto adverbial de lugar ( ) predicativo do sujeito
- O termo em destaque na oração “A compra do acervo artístico visa à criação de um museu” é:
a) adjunto adnominal
b) predicativo
c) complemento nominal
d) aposto
- Destaque os complementos nominais das orações:
a) A criança tinha necessidade de carinho.
b) Precisamos ter consciência de nossos direitos.
c) Fumar é prejudicial à saúde.
d) Devemos ter consciência na justiça.
e) Eles têm admiração pelo colega.
f) O povo tem necessidade de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário