“Imagine uma nova história para a sua vida
e acredite nela.”
Paulo Coelho
“A Cristo por Maria”
Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Monteiro - PB
Aluno(a): .................................................................................... Turma: 8º ..........
Data: ........../10 / 2010
Disciplina: Língua portuguesa
Verificação da Aprendizagem
- Leia.
A galinha e os ovos de ouro
Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro.
Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles a mataram para que pudessem pegar tudo. Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas.
O casal de tolos, desse modo, desejando ficarem ricos de uma só vez, perderam o ganho diário que tinham assegurado.
Moral da História:
Quem tudo quer acaba ficando sem nada
Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles a mataram para que pudessem pegar tudo. Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas.
O casal de tolos, desse modo, desejando ficarem ricos de uma só vez, perderam o ganho diário que tinham assegurado.
Moral da História:
Quem tudo quer acaba ficando sem nada
a) No primeiro período do texto há uma forma verbal que se encontra no pretérito imperfeito do indicativo e que pertence à segunda conjugação. Transcreva-o.
..................................................................................................................................
b) Dê o infinitivo do verbo transcrito na alternativa anterior.
.................................................................................................................................
c) A que forma nominal pertence a forma verbal SUPONDO presente no segundo parágrafo do texto?
.................................................................................................................................
d) Transcreva do segundo parágrafo uma forma verbal que se encontra no pretérito do modo subjuntivo.
.....................................................................................................................................
- Complete as orações a seguir com os verbos entre parênteses.
a) A professora tenta ensinar matemática para o Joãozinho.
Se eu te .............................(dar – futuro do subjuntivo) quatro chocolates hoje e mais três amanhã, você ........................................... (ficar – futuro do presente do modo indicativo) com ... com... com...?
E o garoto:
- Contente!
b) Um maluco tira do bolso um relógio e joga-o no lago, no jardim. Ao vê-lo proceder assim, outro maluco lhe pergunta:
- Por que você ............................................. (jogar – pretérito perfeito do indicativo) o relógio na água?
- Ora, pra ver se ele ................................................... (nadar – pretérito imperfeito do indicativo).
- E você deu corda nele?
- Não.
- Então como é que você queria que ele ................................................ (nadar - pretérito imperfeito do subjuntivo).
- Informe se os verbos destacados nas orações a seguir são regulares ou irregulares.
a) Espero que todos os livros caibam nas caixas.
..................................................................................................................
b) Tomara que ele esteja me esperando no lugar combinado.
.................................................................................................................
c) Talvez os alunos cantem no coral que será apresentado no Natal.
.................................................................................................................
d) Não conheço aquelas pessoas. Talvez elas sejam de outra cidade da Paraíba.
.................................................................................................................
- Destaque os verbos a seguir e informe se são RIZOTÔNICOS ou ARRIZOTÔNICOS:
a) Os alunos contavam várias histórias engraçadas.
...................................................................................................................
b) A seca castiga o Norte do país.
...................................................................................................................
c) Os estudantes enfrentam provas vestibulares.
...................................................................................................................
d) Os livros pertencem àqueles amantes das palavras.
...................................................................................................................
e) Os gritos infantis ecoavam por todo o ambiente.
...................................................................................................................
- Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.
a) Nunca mais encontrei aquela amiga que nos dávamos tão bem.
b) Os alunos não nos deixaram-nos concluir a explicação.
c) Ninguém havia lembrado-me de levar o DVD.
d) Espero que façam me uma boa avaliação.
- Coloque ( C ) para correto e ( I ) para incorreto quanto à colocação pronominal.
( ) Se não fosse esse temporal, acompanhar-te-ia.
( ) Convido-te para ler este poema.
( ) Lhe quero bem.
( ) O que me disseram está errado.
( ) Me empreste o lápis.
( ) Embora o aguardasse, não tinha esperança.
( ) O que me disseram está errado.
( ) Me empreste o lápis.
( ) Embora o aguardasse, não tinha esperança.
- Informe se nas orações a seguir ocorre a PRÓCLISE, ÊNCLISE OU MESÓCLISE.
a) Entregaram-me as provas.
...................................................................................
b) Ninguém me perturba.
...................................................................................
c) Quanto me cobrará pela aula?
...................................................................................
d) Convidar-me-ão para a estreia daquele espetáculo.
...................................................................................
e) Nesta casa se tem tranqüilidade.
...................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário