“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

domingo, 7 de novembro de 2010

CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL/TERMOS RELACIONADOS AO NOME

ATIVIDADES

  1. Leia.
O CONTO DA MENTIRA

Todo dia Felipe inventava uma mentira. "Mãe, a vovó tá no telefone". A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: "Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio". Felipe ria na cara dela: "Quem tá mentindo é você. Não existe gente de madeira".
O pai de Felipe também conversava com ele: "Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará". Felipe ficava pensativo. Mas, no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta: "É verdade, mãe. A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade". A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio.
Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
Rogério Augusto, 2003

Retire do texto:

a)     Personagem principal:
.........................................................................................
b)     Local em que se passa a ação do texto:
.........................................................................................
c)     Tempo em que os fatos acontecem:
.........................................................................................
d)     Fato marcante da história:
.........................................................................................
e)     Personagens secundários:
.........................................................................................
f)       Desfecho (como a história acaba):
.........................................................................................

  1. Na oração “Encontrava o telefone mudo”, o termo em destaque pertence a que classe gramatical:
a)     substantivo
b)     adjetivo
c)     pronome
d)     advérbio

  1. O termo destacado em “A mãe de Felipe fingiu não ouvir” tem a função sintática:
a)     objeto direto
b)     predicativo
c)     adjunto adnominal
d)     aposto

  1. Em “A mãe largava a louça na pia e corria até o telefone” há adjuntos adverbiais de lugar. Transcreva-os.
.....................................................................................................................................

  1. Leia:

Vizinhos
Roseana Murray

A vizinha de baixo
anda aflita1 pela casa.
O vizinho de cima2
parece que mora
numa oficina3.
O vizinho do lado
dança xaxado.

Nos meus delírios
uma TV anuncia
a mais nova descoberta:
uma fábrica de silêncio4.

Observe que no texto acima há alguns termos destacados. Faça a correspondência adequadamente.

(    ) adjunto adnominal                             (    ) aposto
(    ) adjunto adverbial de lugar              (    ) predicativo do sujeito

  1. O termo em destaque na oração “A compra do acervo artístico visa à criação de um museu” é:
a)     adjunto adnominal
b)     predicativo
c)     complemento nominal
d)     aposto

  1. Destaque os complementos nominais das orações:
a)    A criança tinha necessidade de carinho.
b)    Precisamos ter consciência de nossos direitos.
c)    Fumar é prejudicial à saúde.
d)    Devemos ter consciência na justiça.
e)    Eles têm admiração pelo colega.
f)       O povo tem necessidade de alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário