“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Período Composto por Subordinação/Orações Subordinadas Adverbiais Função Morfossintática das palavras Atividades

Período Composto por Subordinação/Orações Subordinadas Adverbiais
Função Morfossintática das palavras

1.     Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir:
A reunião geral dos ratos

Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?

Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra.

a)     Retire do primeiro período do texto uma oração subordinada adverbial final.
.................................................................................................................... No período “Sempre que o gato chegasse perto, eles ouviriam a sineta” há uma oração subordinada adverbial temporal. Retire-a:
.................................................................................................................... Qual a sua oração principal?
....................................................................................................................

2.     Leia:
Esopo

        Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:
        _ Veja! Estamos ricos!
        Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
        Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou: "Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
        Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.

                                                                            Moral: Quem tudo quer tudo perde.

Agora responda:
a)     Retire do texto acima uma oração subordinada adverbial proporcional.
.................................................................................................................... Ainda no texto lido, há uma oração subordinada adverbial condicional. Identifique-a.
.................................................................................................................... Escreva as conjunções encontradas nas duas orações acima retiradas do texto.
....................................................................................................................

3.     Classifique as orações subordinadas adverbiais a seguir de acordo com as conjunções.
a)     Quando assistimos ao gol do Brasil, sentimos uma emoção enorme.
....................................................................................................................
 b) Viajaremos durante as férias a fim de que descansemos um pouco.
.................................................................................................................... 
c)  Se fizer tanto frio à noite, certamente a criança gripará.
.................................................................................................................... 
d) O próximo jogo será domingo, conforme a equipe anunciou.
.................................................................................................................... 
e) Quanto mais o tempo passa, mais aprendemos com a vida.
.................................................................................................................... 
f) As ruas ficaram cheias porque os brasileiros assistiam ao jogo.
....................................................................................................................

4.     Faça a classificação morfológica das palavras no texto de acordo com o contexto de cada uma delas, completando os espaços, utilizando as classes de palavras a seguir do quadro:

Substantivo
Adjetivo
Pronome
Numeral
Artigo
Conjunção
Preposição
Verbo
Interjeição


O menino aplicado resolveu todos os problemas difíceis.
MORFOLÓGICA                           
O                        ......................................                                    
MENINO            ......................................                 
APLICADO         ......................................
RESOLVEU        .......................................
TODOS               .......................................
OS                       .......................................
PROBLEMAS     ........................................
DIFÍCEIS            ........................................                         

5.     Faça a análise sintática:
Carlos, João e Heitor convidarão os professores.
Sujeito composto ............................................................................
Predicado verbal .............................................................................
Núcleo do predicado ......................................................................
Verbo transitivo direto ....................................................................
Objeto direto ...................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário