“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conjunções coordenados - Atividades



  1. O poema abaixo é do poeta Vinícius de Moraes. Leia-o atentamente e responda às questões a seguir:

“Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
(...)

a)       Separe o segundo verso do poema acima em orações.
1ª oração: ........................................................................................................................
2ª oração: ........................................................................................................................

b)       Ainda no segundo verso há uma conjunção aditiva. Assinale a alternativa que indica essa afirmação.
(    ) quem                     (    ) por  (    ) e                      (    ) não

c)       Retire do terceiro verso uma conjunção adversativa.
.......................................................................................................................................

d)       As orações que possuem conjunção podem ser classificadas como:
(    ) coordenadas sindéticas
(    ) coordenadas assindéticas

e)       Observe que o quarto verso do texto está destacado. Retire a conjunção e classifique-a.
......................................................................................................................................

  1. Observe que no fragmento do poema de Vinícius de Moraes “Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo” há algumas palavras em destaques. Assinale a alternativa que indica os tipos de conjunções correspondentes a cada uma delas.
a)       adversativa – aditiva – explicativa
b)       explicativa – conclusiva – explicativa
c)       alternativa – adversativa – explicativa
d)       explicativa – adversativa – explicativa

  1. Classifique as conjunções destacadas nas estrofes a seguir.
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
                                                                                      (Soneto de Fidelidade – Vinícius de Moraes)

..............................................................................................................

  1. Leia:
Chega de Saudade
                         Vinícius de Moraes

Vai, minha tristeza, e1 diz a ela
Que sem ela não pode ser
Diz-lhe, numa prece, que2 ela regresse
Porque3 eu não posso mais sofrer

Chega de saudade, a realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai

Mas4, se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois5 há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei na sua boca
(...)

Classifique as conjunções que aparecem enumeradas no poema acima..
  1. ..............................................................................
  2. ..............................................................................
  3. ..............................................................................
  4. ..............................................................................
  5. ..............................................................................

  1. Destaque os verbos, separe os períodos (quando necessário) e classifique-os em simples ou composto.
a)       Os especialistas do Banco Central aumentam os juros e seguram a inflação. (Veja/5 de maio)
.................................................................................................................................................
b)       Executivo do Goldman Sachs narra as fábulas das ‘monstruosidades’ de seu ‘Frankenstein’ financeiro. (Veja/5 de maio)
................................................................................................................................................
c)       A campanha publicitária dos Ditadores Medrosos vira um ícone poderoso e retrata com humor a ameaça do mouse como símbolo da liberdade de expressão e informação. (veja/5 de maio)
................................................................................................................................................
d)       O especialista britânico em história das línguas enxerga no tradutor do Google um aprimoramento da globalização, com novas oportunidades para o indivíduo.  (veja/ 5 de maio)
...............................................................................................................................................

  1.     Elabore dois períodos que apresentem:
a)       conjunção conclusiva
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)       conjunção explicativa   
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
                           

4 comentários:

  1. Professora, gostei muito de seu BLOG, também sou professora de português e sinto dificuldades em encontrar atividade interessantes para meus alunos!!!!!

    Parabéns pela iniciativa.

    Luzia Janaina

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PROFESSORA...ESTOU ENCANTADA...ADOREI

    ResponderExcluir
  3. Olá professora! Adorei.. sou nova na área e fiquei em dúvida em uma questão.. será que poderia me responder?

    Observe que no fragmento do poema de Vinícius de Moraes “Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo” há algumas palavras em destaques. Assinale a alternativa que indica os tipos de conjunções correspondentes a cada uma delas.
    a) adversativa – aditiva – explicativa
    b) explicativa – conclusiva – explicativa
    c) alternativa – adversativa – explicativa
    d) explicativa – adversativa – explicativa

    ResponderExcluir